domingo, 29 de abril de 2012

Sinto-me, bem

Estou a tomar o meu café da manhã (tem que ser lido com sotaque português do Brasil) e a ouvir pessoas a falarem português de Portugal na esquina. São as mulheres a falarem de compras, de Zaras, de Conforamas, Ikeas, etc. Assusta-me a forma com que misturam tachos, panelas, armários e artigos de bricolage para os maridos, com calcinhas, ligas e lingeries de uma forma geral. Falam do volume de dinheiro gasto em cada uma das lojas, em cada uma das peças, indo até às centésimas, como se o dinheiro se medisse da mesma forma que se mede o vinho ou uma parede de betão. Falam de compras em liquidação e dos bons negócios que fizeram. Sentem-se orgulhosas pela sua esperteza de comprarem aos melhores preços. Sabem das promoções, uma por uma, conhecem o pormenor de todos os extras, como se fossem os irritantes catálogos de promoção que diariamente e de uma forma abusiva nos deixam nas caixas do correio. Ainda não as vi mas pelas vozes imagino-as gordas, com os cabelos acastanhados mal tratados, as mãos do trabalho, fios de ouro ao pescoço, ou talvez não. Talvez os cabelos estejam tratados mas tratados de um mau gosto, o mau gosto que caracteriza algumas mulheres portuguesas e as cabeleireiras que as consultam. Talvez, mais uma vez, a minha imaginação não faça jus ao que a realidade me vai oferecer. É a minha criatividade que se manifesta sempre em sol, menor, sustenido, quando a natureza nos oferece a vida sempre em sol maior, em todos os seus decisivos momentos, no princípio, no meio, e no fim. Devem ter cinquentas mas por serem gordas vão-me parecer setentas. A pele poderá ser curtida pelo tempo e pelo sol, não o sol helvético que é suave no verão e fechado em copas no inverno, mas pelo sol tuga, rigoroso e húmido, a combinação mais que perfeita nas artes da curtição. O tempo que lhes torna a pele curtida, ou, refraseando, a sua pele curtida pelo tempo, também não o é pela relatividade do tempo suíço, ainda que esta ideia de relatividade tenha surgido na cabeça de Einstein aqui, algures escondido em algum albergue no meio das neves brancas. O tempo que as curtiu foi também o tempo português, que passa mais rápido, muito mais rápido. Aliás, não são os portugueses que chegam atrasados a tudo, o tempo é que não lhes dá tempo de chegarem a tempo, e isso só acontece em Portugal. Aqui eles chegam sempre a tempo porque o tempo passa devagarinho, com calma, com planeamento ao segundo. Parece que cada segundo pede por favor ao seu antecessor para se manifestar. Isto requer tempo. Isto dá tempo para tudo acontecer num tempo determinado. As senhoras gordas e curtidas lá continuam os seus diálogos. Não. Espera. A primeira acabou de sair da esquina. É loira e isso já mandou pela sarjeta toda a minha esconjuração. É gorda mas isso é só um ponto a favor da minha teoria. Não é feia nem curtida pelo tempo, A pele é branca. Usa uns óculos que lhe dão um ar intelectual. Não é feia. Aliás, é até bonita. Tem um sorriso bonito em todas as direcções, e é por isso que digo que é simpática, o que é uma antítese da ideia que tenho das mulheres portuguesas. A parte do ser forte, fisicamente, apenas lhe dá margem de manobra para melhorar.

15 comentários:

Anónimo disse...

"... e é por isso que digo que é simpática, o que é uma antítese da ideia que tenho das mulheres portuguesas."

Para quem é essencialmente lido por mulheres e portuguesas parece-me, demonstras algum arrojo em escrever isto.

jacklyn disse...

Acho isto obsceno:

"A parte do ser forte, fisicamente, apenas lhe dá margem de manobra para melhorar."

Terás tu noção do que esta observação verdadeiramente implica?

Quero acreditar que não.

Kid A disse...

Não.

jacklyn disse...

Porque é que partes do princípio que ela só tem por onde melhorar? À primeira vista até poderia parecer um elogio, pois insinuas que o resto é já bom logo esse defeito, o ser gorda, pode ser melhorado.

Mas acho que estás só a ser condescendente, quase que consigo imaginar-te a abanar ligeiramente a cabeça e a sorrir gentilmente ao escrever aquela frase, como terás feito quando o pensaste ao vê-la. Como que se a mulher quisesse emagrecer, ou como tu dizes, melhorar para ficar ao nível do que foi previamente estabelecido como standard de beleza feminina. Por ti ou por outra pessoa qualquer, não importa.

Como se lhe dissesses, desculpa ter-te chamado gorda miúda, mas ainda não tinha visto o teu sorriso, que até é bastante aceitável. Por isso não te zangues, não és gorda, és forte. E pá, se emagreceres ficas ótima, um espetáculo.

O problema é que ao pretenderes elogia-la, estás a derruba-la ao colocar em evidência o único defeito que lhe encontras? E no fim dás-lhe a palmadinha nas costas.

Por último, aquele "fisicamente" entre vírgulas, bem destacado, que se por um lado safa ali o "forte" na tentativa de remediar o "gorda" atirado antes, por outro implica que ela intelectual ou emocionalmente pode muito bem ser um caco. Lá está, uma no cravo, outra na ferradura.

Se me dissesses essa merda, esmurrava-te até te por esse nariz a esguichar "saingue" :D

Se de facto aquela mulher sorria assim, aposto que é uma mulher que se sente bem. Não precisará de querer "melhorar" para corresponder ao standard de ninguém, não achas?

Anónimo disse...

É pena não saber amar, não lutar por uma mulher, não dar amor. Sabes apenas sobreviver.Ha alguma mulher que te ama?

Kid A disse...

Só concordo com o esquema do gordo versus forte. Mas um sorriso como aquele jamais da direito ao adjectivo gordo. Não combina, entendes?
Em relação ao resto, esta completamente ao lado. Tem margem p melhorar do meu ponto de vista e não do dela. Uma mulher perfeita tem pouco interesse porque lhe falta a margem para progredir. Mai nada!

Kid A disse...

Amem

jacklyn disse...

Lol. Mai nada e amém. Tu fazes a festa, deitas os foguetes e apanhas as canas. Ómenozisso ;) Mas a esta altura da tua vida já descobriste que não há mulheres perfeitas pois já? Nem percebi porque é que falaste nelas :):) Outra coisa que não percebi é o que é que esta conversa toda tem a ver com aquele comentário do amor e do amar, etc...? Não percebi nada. Mas se calhar tu percebeste.

Kid A disse...

Eu não percebi, mas... Juro que tentei.

Anónimo disse...

Este blog e respectivos comentários estão um espectáculo!!

Assinado
1º anónimo ;-)

Anónimo disse...

Tu precisas que te alimentem o ego, e provocas para isso. E há quem o faça , basta ver todos os comentários á volta do teu triste texto.Mas a culpa nao é tua é de quem te alimenta esse ego do tamanho de um carro. Estás a ficar absoleto, e anafado no cerebro...
Tem respeito.
És mal amado e isso reflete-se . Tenta ser feliz que o azedume passa. Tens que procurar, pq nao vem ter ctgo o que procuras, e tb nao é a enxotar nem a maltratar que lá chegas.
B.

Kid A disse...

Qual e a correspondente da menopausa? Eu sei que nao tem nada a ver com o texto mas ja andava ha muito para perguntar.

Kid A disse...

Qual a correspondente da menopausa no homem, essa era a minha questao

Anónimo disse...

andropausa (?)
essa era para mim? Não me afecta , é um processo natural que tem o seu encanto. Qual é o teu problema? Estás cada vez mais azedo e a perder o encanto por isso mesmo. Cuida-te que isso passa tudo..
Bjs
B.

Kid A disse...

De forma alguma. Era apenas uma questso q tinha e como vejo que as pessoas estao a comentar coisas q nada tem a ver com o texto, aproveitei a onda p expor a minha inquietacao. So isso.