sábado, 31 de agosto de 2013

Salva vidas

No Brasil os salva-vidas chamam-se de guarda vidas. Pode a princípio pensar-se que se trata da mesma coisa mas, entre guardar e salvar vai uma longa distância, a mesma que separa o amor contemplativo do amor pró-activo. Confesso que no amor prefiro o contemplativo enquanto que na vida acho muito mais piada ao guardar do que ao salvar. Continuemos então nas coisas palpáveis como a vida...

Guardar é preventivo enquanto o salvar é reactivo e só por aí já se vê tudo. So se salva quem está em vias de se perder, enquanto que guardar, guarda-se sempre, para sempre, de forma mais global e menos discriminatória.

Diz-se anjo da guarda e não anjo da salva, embora acredite que possam existir anjos das salvas e de outras flores. Salva-se uma vida ou uma alma quando  não se a guardou ou acautelou convenientemente, por isso, o guardar é muito mais importante e com muito mais sentido do que o salvar. Claro que o salvar dá mais protagonismo do que o guardar. É mais reconhecido quem salva uma vez do que quem guarda uma vida inteira, nao é assim?

Guardar rima e vai bem com planear enquanto que salvar só pode estar associado ao acto de desenrascar, e desenrascar não e muito, é todo português. 
Se analisarmos bem as coisas, o salva vidas fazem muito mais do que salvar vidas. Há todo um trabalho à anteriori e à posteriori, isto é, um salva vidas pode passar uma época sem salvar uma vida no entanto acautelou e zelou por centenas delas. 
Pronto, só para dizer que os brasileiros é que estão correctos ao vigiarem as praias com guarda vidas.

Claro, depois se terminar com uma foto destas ficamos na dúvida de que vida guardará este bombeiro.


2 comentários:

Anónimo disse...

Permita-me esclarecer ao culto amigo Luso uma curiosidade a respeito dos brasileiros. La, também usa-se o termo Salva Vidas. Guarda Vidas e correto e mais usual. E, veja bem, pra ser Guarda Vidas ou Salva Vidas no Brasil precisa-se apenas saber nadar, passar nos testes do Corpo de Bombeiros e ter zelo por todos os banhistas. Ate mesmo pelos portugueses.

Kid A disse...

Permita-me pedir-lhe uma coisa simples, caro anOnimo: Leia o texto todo e nAo se limite a olhar para a imagem.
Se ler o texto vai entender que eu digo precisamente que Guardar (o que se faz no Brasil) E muito mais do que Salvar (O que se faz em Portugal), etc... vA lA, leia pois este atE foi um dos textos que me deixou completo depois de o escrever. Obrigado.
Em Portugal estamos a tentar aprender guardar vidas... e almas.