domingo, 8 de novembro de 2009

5 minutos

Desço para cumprir a minha rotina dos domingos, saco de roupa numa mão e os detergentes e amaciadores na outra. Chegados à sala das máquinas, eu a roupa e os detergentes, verificamo-la ocupada. À espera de a desocupar está uma senhora assim-assim, com idade incompreensivelmente compreendida entre os 27 e os 30, assim-assim dizia, um tudo nada nada de especial, das que passam incógnitas pela vida, Is it finishing, pergunto, a kind, responde ela, a kind, questiono eu, a kind of what, continuo só em pensamento, Well, it will take like 15 to 20 minutes, Ah, ok, so, I will come back later, termino e saio, deixando o saco da roupa e os detergentes a marcarem lugar.
Isto dos minutos tem um tremendo impacto na vida das pessoas, minutos feitos de segundos que influenciam decisões tomadas em milésimos de segundo. Se a senhora que passa incógnita pela vida tivesse dito que a máquina terminaria o ciclo em 10 15 minutos, eu, tenho a pura certeza, iria esperar, assim, como referiu 20, decidi ir dar uma volta a ver se encontrava uma padaria aberta. Como disse, 10 15 minutos seria um tempo suportável e onde facilmente conseguiria manter uma conversa assim-assim. E então fui. Ao passar por uma igreja vejo pessoas aos grupos com aspecto de portugueses. Nunca me engano, mesmo nos aeroportos é dificil de identificar quem são os portugueses. Há qualquer coisa de singular neles. Nunca me engano. Estes grupos também eram de portugueses à saída da missa. Pergunto a um grupo de 3 senhoras se eram portuguesas, e elas dizem que sim, que eram que tinham ido à missa e que havia missa sempre ao meio dia menos um quarto e catequese também e que se eu quisesse ir seria melhor ir apresentar-me ao padre, e que há grupos de portugueses em Frankfurt. Enquanto falavam olhava para elas olhos nos olhos para não me distrair com os possíveis bigodes. Estas não tinham, acho, eu não lhes tirei os meus olhos dos seus olhos. Depois, despedi-me e vim colocar a roupa a lavar na máquina. A jovem assim-assim já não estava lá e a sala tinha o aspecto de vazio igual ao momento em que ela lá se encontrava. E foi assim, mais um fim-de-semana. No próximo fim-de-semana já sei o que vou fazer, vou à missa das 11:45, e depois, dependo do ambiente, decido se fico para a catequese. E é assim que 5 meros minutos determinam a vida de uma pessoa. Se tivesse ficado a falar com a jovem que passa incôgnita pela vida a esta hora estaria completamente desinformado a respeito dos horários das missas.

1 comentário:

Anónimo disse...

ehehehehehehe!!!!!!!!!!!!
Estava a ver que acabava o fim de semana sem me rir á gargalhada...ehehehehehe